Cadastro de produtos: como fazer da melhor maneira no seu e-commerce?
E-commerce
13 de novembro de 2023
À primeira vista, o cadastro de produtos pode parecer uma tarefa simples. Porém, qualquer pequeno erro na classificação e organização das mercadorias no sistema pode resultar em prejuízos para o e-commerce.
Afinal, as informações cadastradas são essenciais para processos como controle de estoque, contabilidade fiscal e precificação.
Sabemos que esse processo pode ser desafiador para quem está começando sua própria loja virtual do zero ou diversificando seu mix de produtos. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer o cadastro de produtos com eficiência no seu e-commerce!
Por que se atentar ao cadastro de produtos?
O cadastro de produtos consiste no processo de catalogar as principais informações das mercadorias vendidas por uma loja. Essa tarefa geralmente pode ser feita de forma individual ou massiva na plataforma de e-commerce ou ERP do negócio.
Dentre as informações cadastradas, estão dados gerenciais e fiscais de cada produto, como nome, descrição, categoria, preços (de venda, de custo e promocional), dimensões, códigos SKU e GTIN (código de barras), variações dos itens (cor, modelo, tamanho etc.) e unidades em estoque.
Dessa forma, manter um cadastro atualizado e eficiente facilita uma série de processos da operação, como precificação, gestão de vendas e controle de estoque.
Nesse último ponto, vale destacar que o cadastro correto dos produtos permite acompanhar as entradas e saídas do estoque com assertividade. Assim, é possível planejar reposições e ações promocionais mais estratégicas.
Outra grande importância desse processo é na contabilidade fiscal. Com o registro correto das informações fiscais das mercadorias, é possível garantir o pagamento da tributação adequada sobre cada uma, evitando prejuízos financeiros e problemas com a lei.
Como fazer um cadastro de produtos eficiente?
Existem algumas boas práticas que podem ser seguidas para tornar o processo de cadastro de produtos mais preciso e eficiente. Confira!
1. Padronize o processo de cadastro
A primeira dica é criar um processo padronizado para o cadastro de produtos, de acordo com as necessidades e particularidades da sua operação.
Defina as pessoas da equipe que serão responsáveis por essa tarefa e alinhe com elas o passo a passo para cadastrar cada mercadoria, estabelecendo as informações que devem constar obrigatoriamente em cada registro e como elas devem ser preenchidas.
Para evitar erros e facilitar esse trabalho, vale fazer um checklist para que a sua equipe mantenha a consistência e agilidade no cadastro dos produtos.
2. Categorize as mercadorias
Para lojas com um amplo mix de produtos, pode ser difícil encontrar um produto no sistema, principalmente se não houver a padronização no cadastro das mercadorias.
Para facilitar essa busca por produtos, classifique-os em diferentes categorias e subcategorias. Um ponto muito importante é seguir uma metodologia e hierarquia que faça sentido para o seu negócio.
Outra dica é incluir no cadastro palavras-chave que facilitem a localização de itens específicos no sistema.
3. Registre o estoque mínimo e máximo
O estoque mínimo é o volume mínimo de unidades de um determinado produto que a loja precisa ter para atender à demanda de vendas. Já o estoque máximo é a quantidade limite do item para evitar desperdícios.
Incluir essas informações no cadastro de produtos permite repor o estoque com mais precisão e antecedência, tendo mais tempo para negociar com fornecedores, por exemplo.
Muitos sistemas de gestão possibilitam até mesmo configurar o recebimento de notificações quando uma mercadoria está prestes a atingir o estoque mínimo.
Assim, evita-se cenários de excesso e falta de produtos, problemas conhecidos como estoque parado e ruptura de estoque, respectivamente.
4. Utilize códigos de barras
Também chamado de GTIN (Global Trade Item Number) ou EAN (seu nome antigo), o código de barras contribui para a eficiência do cadastro de produtos e também do controle de estoque e pedidos.
Com o uso desse código, é possível rastrear os itens e controlar a entrada e saída de mercadorias com mais precisão.
Além disso, ele facilita e agiliza a consulta de informações sobre um produto do estoque, bastando utilizar um dispositivo de leitura do código para acessar os dados cadastrados sobre o item.
Vale destacar que muitos marketplaces também exigem o uso e cadastro do GTIN para vender em suas plataformas.
5. Conte com um sistema para automatizar o processo
No mercado, há vários sistemas de gestão, os chamados ERPs, que oferecem diferentes integrações e funcionalidades para automatizar o cadastro de produtos, assim como o controle de estoque e outros processos da operação.
Assim, você garante a padronização das informações e evita erros humanos no processo, além de ter acesso centralizado a dados estratégicos de diversos setores do negócio.
6. Aplique boas práticas de SEO
Uma particularidade do cadastro de produtos em sites é a necessidade de seguir as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca).
Isso é essencial para que as suas páginas de produto e anúncios apareçam nos primeiros resultados do Google, contribuindo para a geração de tráfego orgânico e conversão de vendas.
Algumas das principais estratégias de SEO para e-commerce são:
- Palavras-chave: pesquise quais são os termos mais utilizados pelos seus consumidores para buscar os produtos vendidos na sua loja e utilize-os nos títulos, descrições, imagens e URLs;
- Títulos otimizados: cadastre nomes objetivos e descritivos, utilizando a principal palavra-chave definida e seguindo a forma como é mais usada no mercado;
- Descrições completas: elabore uma descrição detalhada e persuasiva para cada produto, buscando informar suas principais características técnicas e vantagens;
- Imagens de qualidade: mostre os detalhes das mercadorias em diferentes ângulos, tomando cuidado para que o tamanho dos arquivos não impactem o tempo de carregamento do site. Um ponto importante é também incluir a palavra-chave no texto alternativo das imagens.
7. Não se esqueça de atualizar as informações
Por último, é preciso manter uma rotina de revisão e atualização das informações cadastradas no sistema, realizando inventários periodicamente na operação.
Essa prática é fundamental para manter um bom controle de estoque, minimizando o risco de desperdícios e perdas de produtos, e para evitar erros de precificação e contabilidade fiscal na loja.
Em suma, o cadastro de produtos é um processo aparentemente simples, mas que envolve muita organização e atenção. Por isso, não negligencie essa tarefa no seu e-commerce, seguindo processos claros e padronizados e contando com a ajuda da tecnologia para isso.
Se você quer conhecer outras estratégias para otimizar o processo logístico da sua loja virtual, entenda também como funciona um sistema de monitoramento logístico!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024