Como gerar QR Code do Pix? Passo a passo para receber pagamentos
E-commerce
27 de março de 2024
O recebimento de pagamentos via QR Code é uma das várias facilidades que o Pix proporciona para os empreendedores, possibilitando que os clientes façam suas compras com agilidade.
Para se ter uma ideia da popularidade do Pix, ele foi a forma de pagamento mais utilizada no Brasil em 2023, com cerca de 42 bilhões de transações — 75% a mais que no ano anterior, de acordo com um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Quer oferecer essa praticidade para os seus consumidores? Neste conteúdo, você vai entender como gerar QR Code do Pix com segurança para receber pagamentos nessa modalidade. Vamos lá!
Como funciona o QR Code do Pix?
As transações via Pix podem acontecer de diferentes formas, por meio de uma chave Pix, das informações do recebedor ou de um QR Code.
Nesse último caso, os dados referentes à transação e à chave Pix do recebedor são codificados em um QR Code. Assim, basta o consumidor acessar o aplicativo da sua instituição financeira e fazer a leitura do código com a câmera do seu celular, para realizar o pagamento.
Essa modalidade de Pix é utilizada principalmente por negócios, sejam eles físicos ou digitais, para agilizar o processo de pagamento para os seus clientes.
No entanto, é importante entender que existem dois tipos de QR Codes do Pix: o estático e o dinâmico. Entenda as suas diferenças a seguir!
QR Code estático
Como o nome sugere, o QR Code estático é um código fixo, que pode ser utilizado múltiplas vezes para diferentes cobranças. Esse é o modelo mais utilizado por pessoas físicas, prestadores de serviços e pequenos estabelecimentos físicos.
As informações desse código permanecem sempre as mesmas, sendo que a única que deve ser obrigatoriamente configurada previamente é a chave Pix do recebedor.
Dessa forma, é comum que pequenas lojas e restaurantes imprimam um QR Code estático, com a chave Pix da empresa configurada, para que os consumidores escaneiem a imagem com o celular e preencham manualmente o valor da transação para realizar o pagamento.
QR Code dinâmico
Já o QR Code dinâmico é único para cada transação, podendo ser utilizado exclusivamente para uma só cobrança. Esse modelo de QR Code do Pix é recomendado para quem vende online, seja por meio de um e-commerce ou redes sociais, e para grandes empresas.
Ele exige a definição da chave Pix do recebedor e de um valor específico para a transação. Além disso, oferece a possibilidade de configurar mais informações, como dados do recebedor e do pagador, data de vencimento do pagamento e produto sendo vendido.
Com informações mais completas da transação, o QR Code dinâmico facilita o processo de conciliação e também evita a ocorrência de fraudes tanto para os consumidores quanto para os empreendedores, como é o caso do golpe do Pix falso.
Como gerar um QR Code do Pix?
Para criar um QR Code estático do Pix, basta acessar o aplicativo da instituição financeira onde você tem uma chave Pix cadastrada e seguir as orientações do app.
Cada instituição tem um passo a passo específico, mas geralmente existe uma “Área Pix” com as opções de cobrar ou receber pela modalidade.
Já para gerar QR Codes dinâmicos, opção mais recomendada para quem vende online, o ideal é contar com uma solução de pagamentos online para automatizar esse processo e garantir a segurança da compra.
Com o Pagar.me, o QR Code é gerado automaticamente para o consumidor quando ele escolhe a opção de pagamento por Pix no processo de checkout do e-commerce.
Para quem vende pelas redes sociais, oferecemos ainda a solução de link de pagamento para enviar um checkout personalizado, também com a opção de geração de QR Code do Pix, para o cliente fazer sua compra.
Além da imagem do QR Code, o cliente tem a possibilidade de copiar um código numérico ou clicar em um link para fazer o pagamento. Isso é útil para compras feitas por dispositivos móveis, quando não é possível apontar a câmera do celular para a própria tela.
Para vender por Pix, cartão de crédito e boleto bancário com o Pagar.me, cadastre-se na nossa plataforma. Oferecemos uma infraestrutura completa de pagamentos para você vender com segurança, estabilidade e alta conversão!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024