Diferença entre custo e despesa: entenda os conceitos para sua gestão financeira
E-commerce
15 de julho de 2024
O controle de gastos faz parte da gestão de contas a pagar e receber de toda empresa, sendo muito importante para a saúde da operação. Mas você sabe qual a diferença entre custo e despesa?
Apesar de serem muito utilizados como sinônimos, os dois conceitos apresentam diferenças importantes que devem ser consideradas para uma melhor gestão financeira.
Nos próximos tópicos, vamos nos debruçar nas definições de custos e despesas. Assim, você poderá classificar os seus gastos de forma mais assertiva e tomar melhores decisões de negócio. Confira!
O que é custo?
Os custos são gastos relacionados à produção dos bens ou serviços comercializados pela empresa, ou seja, destinados à atividade-fim do negócio. Como exemplo, temos:
- matéria-prima;
- embalagens;
- compra de produtos para revenda;
- pagamento de mão de obra;
- manutenção e conservação de equipamentos;
- depreciação de máquinas etc.
Esses investimentos têm relação direta com a produção das soluções oferecidas, impactando a atividade comercial principal da organização.
O que é despesa?
As despesas são gastos envolvidos na manutenção e operacionalização do negócio. Ao contrário dos custos, elas não são diretamente relacionadas ao produto final. Geralmente, são gastos administrativos como:
- aluguel de espaços;
- contas de água, luz, telefone e internet;
- salários do setor administrativo;
- investimentos em publicidade e propaganda;
- comissões de vendas;
- materiais de escritório;
- treinamento de funcionários;
- pagamento de softwares de gestão.
Dessa forma, as despesas são mais relacionadas ao funcionamento da operação no dia a dia, não tendo um impacto direto na produção dos bens e serviços oferecidos.
Qual a diferença entre custo e despesa?
Como você pode perceber, tanto os custos quanto as despesas são gastos relacionados às atividades da empresa.
A principal diferença é que os custos estão diretamente ligados ao processo de produção dos bens e serviços finais, enquanto as despesas, não. Em resumo:
Custos
- São diretamente relacionados à produção de bens e serviços;
- Exemplos: matéria-prima, embalagens, produtos para revenda, mão de obra.
Despesas
- Não têm relação direta com a produção de bens e serviços, mas são necessários para a manutenção da operação;
- Exemplos: aluguel, contas de luz, água e internet, salários do setor administrativo, investimentos em marketing.
Como classificar os custos e despesas?
Além de diferenciar custos e despesas, ainda é possível classificar os gastos como fixos e variáveis.
Os custos ou despesas fixos são aqueles que não dependem do volume de produção da empresa, sendo mais constantes e previsíveis. Já os custos ou despesas variáveis variam de acordo com a quantidade de bens produzidos ou vendidos no período.
Por exemplo, o aluguel pode ser considerado uma despesa fixa, enquanto as comissões de vendas e a compra de matéria-prima são despesas e custos variáveis, respectivamente.
Por que diferenciar custos e despesas na operação?
A classificação de custos e despesas é fundamental para um melhor planejamento financeiro e controle de gastos na empresa.
Essa diferenciação facilita a análise das saídas de caixa do negócio, sendo possível identificar oportunidades de investimento e redução de gastos na operação.
A partir da análise dos custos e despesas de cada setor, a empresa pode alocar recursos com maior eficiência e definir orçamentos mais precisos para as áreas, tomando decisões assertivas e fazendo ajustes nas estratégias do negócio.
Além disso, a classificação desses gastos é fundamental para o cálculo de indicadores financeiros importantes. Esse é o caso da margem de contribuição, que é o valor residual da receita de uma venda, após a dedução dos custos relacionados ao produto ou serviço.
Esse valor é utilizado para o pagamento dos custos fixos e para a formação do lucro, sendo considerado também no cálculo de precificação dos produtos.
Sendo assim, classificar os gastos corretamente é extremamente estratégico para a gestão financeira, permitindo a identificação das alavancas de lucro e prejuízo do negócio e contribuindo para uma melhor previsibilidade financeira.
Ficou clara a diferença entre custo e despesa? Esses conceitos são muito importantes para quem está adentrando o mundo do empreendedorismo e quer construir uma estratégia de sucesso.
Para se aprofundar em outro tópico importante para a sua gestão, leia também nosso conteúdo sobre a importância de analisar a demonstração do fluxo de caixa!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024