Mercado de infoprodutos: como o Instituto Neurosaber alcançou 100 mil alunos com o Pagar.me e a Digital Manager Guru
E-commerce
17 de agosto de 2023
O Instituto Neurosaber tem a missão de melhorar a educação do Brasil e é por meio do mercado de infoprodutos que consegue realizar esse feito, chegando em todos os cantos do país de forma digital.
Sua excelência e sucesso se traduzem em números: entre 2019 e 2023, a instituição saltou de 20 mil alunos para cerca de 100 mil.
Para operacionalizar tudo isso, a empresa conta com uma infraestrutura tecnológica eficiente e tem como parceiros de negócio o Pagar.me e a Digital Manager Guru.
Conheça a seguir o case da Neurosaber no mercado de infoprodutos!
Como nasceu o Instituto Neurosaber
A psicopedagoga e psicomotricista Luciana Brites enxergava uma necessidade de democratizar conhecimentos científicos sobre aprendizagem, comportamento e neurodesenvolvimento da infância e da adolescência, por meio de uma linguagem mais acessível.
A partir disso, fundou em 2014 o Instituto Neurosaber, com o objetivo de compartilhar conhecimento no ambiente digital para capacitar profissionais da educação e desenvolvimento infantil e também os pais.
A essa altura, o Instituto Neurosaber era um projeto que começava a sair do papel em uma fanpage no Facebook, com lives e conteúdos produzidos pela própria Luciana e seu esposo, Clay Brites, médico pediatra e neurologista infantil.
A página no Neurosaber no Facebook foi ganhando relevância e chegou à marca de 100 mil fãs engajados com as publicações. Então, o passo seguinte dado por Luciana foi a criação do canal do YouTube, em 2015, que em menos de dois meses conquistou 10 mil inscritos.
Profissionalizando o negócio
O sucesso e a relevância do Instituto Neurosaber ficaram claros para a sua fundadora quando o canal do YouTube teve um crescimento exponencial em tão pouco tempo.
O próximo passo foi tornar o Instituto Neurosaber um empreendimento do mercado de infoprodutos. Dessa forma, ainda em 2015, foram criados e lançados quatro cursos online distribuídos de forma digital.
Estratégia de negócio do Instituto Neurosaber
“Um dos lemas da empresa é que a gente não cria produtos, a gente resolve problemas”, destaca a fundadora e CEO do Instituto Neurosaber, Luciana Brites.
Então, para lançar um curso no mercado, a instituição tem o foco em desenvolver um material resolutivo, que faça a diferença na vida dos pais e profissionais da educação e desenvolvimento infantil que enfrentam desafios diários em busca da inclusão de crianças e adolescentes.
Além do conteúdo científico de alto nível como carro-chefe do negócio, o Instituto Neurosaber investe em outro aspecto do negócio: tecnologia para escalar a distribuição de seus cursos.
Infraestrutura para o crescimento da empresa
Em 2019, a empresa passou por um programa de aceleração de negócios de impacto social. A partir disso, o Instituto Neurosaber começou a se profissionalizar, e rever a estrutura tecnológica se tornou uma prioridade para garantir melhor performance e entrega para os alunos.
Até esse momento, a empresa fazia uso de plataformas terceiras para hospedagem de infoprodutos. No entanto, as taxas de processamento eram muito altas, sobretudo em pagamentos parcelados, comprometendo a margem de lucro do negócio.
Levando em consideração que os cursos de valor mais elevado normalmente são parcelados pelos alunos, esse era um fator limitante para o crescimento do negócio, fazendo Luciana buscar novas soluções.
Em meio a essa busca, em 2019, o Instituto Neurosaber migrou suas operações para a plataforma de checkout e gestão da Digital Manager Guru e, para viabilizar as transações com segurança e melhores taxas, usa o Pagar.me trabalhando com cartão de crédito, boleto e Pix como formas de pagamento.
Além de taxas mais saudáveis para o modelo de negócio, essa migração garantiu maior robustez para o Instituto Neurosaber, graças a ferramentas personalizadas que melhoram a sua operação.
Esse é o caso do checkout, da possibilidade de tagueamento — para entender o caminho percorrido pelo usuário até adquirir um curso — e da integração com ferramentas como a área do aluno.
O atendimento próximo e consultivo, tanto do Pagar.me quanto da Guru, também faz diferença para a empresa, sobretudo durante lançamentos dos cursos, que acontecem muitas vezes ao longo do ano.
“Percebemos uma disponibilidade muito rápida em resolver qualquer problema ou dúvida e também em ajudar a evoluir o nosso negócio”, destaca Luciana.
Ampliação do modelo de negócio do Neurosaber
O desenvolvimento da empresa e a mudança de infraestrutura tecnológica permitiram que o Instituto Neurosaber expandisse as suas frentes de atuação.
Agora, além dos cursos, a empresa conta com a Editora Neurosaber, fundada em 2019, com foco no lançamento de livros físicos, e a NeuroEscola, para formação de instituições de estados, municípios e escolas particulares.
Essa expansão refletiu na estrutura física da empresa, que passou de uma sala de 35 m², em 2019, para um escritório de 1.200 m², este ano. Além disso, o Neurosaber atingiu em 2023 a marca dos 100 mil alunos.
Um futuro de sucesso democratizando a ciência no Brasil
Nos planos para o futuro estão uma linha de brinquedos educativos desenvolvidos pela própria Luciana Brides, vendidos via e-commerce, e a oferta de um curso de pós-graduação em pedagogia, que já está em processo de credenciamento no MEC.
Tudo isso, claro, sem abrir mão do core do Instituto Neurosaber, que é continuar desenvolvendo infoprodutos para os mercados B2C, B2B e B2G, contando sempre com as soluções do Pagar.me e da Digital Manager Guru para suportar suas operações.
Quer saber como o Pagar.me também pode ajudar a escalar o seu negócio digital? Entre em contato com o nosso time para conhecer a nossa tecnologia!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024