Logística omnichannel: o que é e como implementar essa tendência?
E-commerce
29 de agosto de 2023
Uma grande tendência do e-commerce que tem se impulsionado, principalmente após a retomada das compras presenciais, é a logística omnichannel.
Uma pesquisa sobre a omnicanalidade no Brasil, da Bornlogic e Opinion Box, aponta que 64% dos consumidores já fizeram uma compra omnichannel. Além disso, 53% consideram muito importante que as lojas e marcas sejam omnicanal.
Para explicar melhor sobre esse assunto e como implementar uma logística omnichannel na sua operação, vamos abordar neste conteúdo os seguintes tópicos:
- O que é a logística omnichannel?
- Benefícios da logística omnichannel
- Desafios e soluções para implementar a logística omnichannel
O que é a logística omnichannel?
Logística omnichannel é a operação logística que integra canais de vendas online e offline para facilitar e agilizar o processo de entrega ao consumidor final.
Essa estratégia faz parte do varejo omnichannel, que tem como objetivo proporcionar uma experiência de compra única e sem fricções para o cliente, independentemente do ponto de contato utilizado.
Dentre as situações que a logística omnichannel possibilita ao comprador, estão:
- fazer uma compra no e-commerce e retirar o pedido presencialmente — o chamado Clique e Retire;
- devolver ou trocar um produto comprado online em uma loja física;
- pesquisar um produto na internet e finalizar a compra na loja mais próxima que tenha a mercadoria em estoque — comportamento conhecido como webrooming;
- receber um produto adquirido online do estoque da loja mais próxima — modalidade chamada Ship from Store;
- comprar um item do estoque do e-commerce diretamente de um estabelecimento físico.
Tudo isso é possível por meio da integração dos processos logísticos, que permite também o acompanhamento em tempo real do pedido. Para isso, é necessário contar com soluções de tecnologia especializadas, como veremos mais adiante.
Benefícios da logística omnichannel
Por que investir em uma logística omnichannel? Em primeiro lugar, leve em conta que o comportamento do consumidor já é omnicanal. Por isso, se você quer atender às suas necessidades e expectativas, é preciso oferecer uma experiência integrada.
Além de os clientes já esperarem que as lojas e marcas implementem a operação omnicanal, essa estratégia oferece as seguintes vantagens para o varejo.
Melhor experiência de compra
A logística omnichannel torna a jornada de compra mais flexível e conveniente para o cliente, que pode adquirir e receber o produto desejado da forma mais prática possível para as suas preferências.
Aumento de vendas
Além da melhor experiência do cliente, as soluções omnichannel também evitam perda de vendas por ruptura de estoque. Afinal, com a integração da cadeia logística e dos estoques, o sortimento disponível ao cliente é ampliado, contribuindo para uma conversão mais alta.
Geração de novas oportunidades
Ao incentivar o consumidor a visitar uma loja física, seja para retirar ou trocar um produto comprado online, são criadas novas oportunidades de vendas complementares à original. Assim, potencializa-se o ticket médio e a recorrência de compras do cliente.
Redução de custos
A logística omnichannel possibilita otimizar o uso dos espaços físicos para armazenamento, diminuindo os custos logísticos da operação e ainda agilizando o processo de entrega ao consumidor final. Como exemplo, temos o uso das lojas físicas como mini centros de distribuição.
Obtenção de insights sobre o cliente
A gestão centralizada permite manter uma base de dados integrada sobre a jornada de compra do consumidor, possibilitando obter insights valiosos sobre os seus comportamentos, preferências e dores.
Desafios e soluções para implementar a logística omnichannel
Garantir uma logística omnichannel fluida e eficiente demanda investimentos em tecnologias e processos que permitam a integração de toda a cadeia de suprimentos.
Conheça a seguir os dois principais desafios enfrentados e como eles podem ser superados!
Integração de estoques
Um dos pontos mais importantes para a implementação de uma logística omnichannel é a integração dos estoques. Nesse sentido, é preciso contar com uma tecnologia de prateleira infinita para que o cliente tenha acesso ao estoque completo da empresa.
Isso aumenta o sortimento disponível para o público, que pode escolher a modalidade de compra e entrega da sua preferência, reduzindo os casos de ruptura de estoque e aumentando as possibilidades de venda.
Alguns dos sistemas essenciais para garantir a prateleira infinita, assim como a integração de todos os processos e dados, são ERP, plataforma de e-commerce e meio de pagamento que ofereçam soluções omnichannel.
Gestão das entregas
Para garantir a entrega dentro do prazo, deve-se ter uma atenção especial à supply chain e, em especial, ao chamado last mile, que consiste no processo de entrega final do produto ao consumidor.
Mais uma vez, a tecnologia desempenha um importante papel em gerenciar os pontos de distribuição com eficiência, possibilitando acompanhar o andamento das entregas em tempo real e com precisão, desde a coleta até a chegada ao cliente.
Da mesma forma, também é fundamental contar com parceiros logísticos confiáveis e que mantenham um alto padrão de qualidade e controle nos serviços prestados. Toda a cadeia tem um papel no monitoramento e na agilidade das entregas e também da logística reversa.
A logística omnichannel é uma tendência cada vez maior no varejo, mas, como você pode perceber, exige grandes esforços em planejamento, gestão e tecnologia para garantir uma operação eficiente, de ponta a ponta.
Quer entender na prática como as empresas estão implementando essa estratégia? Conheça a história de sucesso da Usaflex e entenda como a marca alcançou 180 lojas com uma operação omnichannel, dentro de um ano!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024