Marketplace in e out: entenda as diferenças entre os modelos
E-commerce
19 de maio de 2023
Oferecendo a praticidade cada vez mais desejada pelos clientes, o marketplace é um dos modelos de negócios digitais mais populares da atualidade.
89% dos consumidores têm o hábito de comprar em marketplaces, sendo que 51% consomem frequentemente nessas plataformas. É isso que indica a pesquisa Tendências do Varejo 2023, da Dito e do Opinion Box.
Mas você sabe qual é a diferença entre os modelos de marketplace in e out? Se você está pensando em vender em um marketplace ou criar o seu próprio, é essencial entender as diferenças entre essas duas modalidades para identificar a ideal para o seu negócio.
Continue a leitura para entender a fundo!
O que é marketplace out?
O marketplace out é a estratégia mais conhecida e utilizada no mercado. Nessa modalidade, os vendedores se cadastram em uma plataforma externa para anunciar seus produtos em troca de uma comissão pelas vendas.
Essa plataforma de terceiros geralmente já conta com alta visibilidade e tráfego, permitindo que os sellers se beneficiem dos investimentos em mídia feitos pelo próprio marketplace para atrair visitantes.
Os lojistas também não precisam se preocupar com a infraestrutura tecnológica. Afinal, o marketplace já oferece uma plataforma pronta para a realização das vendas. Algumas empresas também disponibilizam serviços de fulfillment.
Como exemplo de marketplace out, temos grandes varejistas como a Amazon.
Essa é uma boa opção para os empreendedores iniciantes que ainda não conseguem arcar com os investimentos necessários para abrir um e-commerce próprio. Também é útil para varejistas que desejam ampliar e diversificar seus canais de vendas.
Um ponto de atenção é buscar marketplaces voltados para o público-alvo do seu negócio, além de verificar as taxas cobradas e analisar a concorrência de vendedores dentro de cada plataforma.
E-commerce ou marketplace? Entenda o modelo ideal para o seu negócio
E o que é marketplace in?
Enquanto, no marketplace out, os vendedores anunciam seus produtos em plataformas externas já consolidadas, o marketplace in é uma estratégia na qual uma empresa disponibiliza sua própria plataforma para outros lojistas venderem seus produtos.
Essa modalidade é menos comum, mas também tem se popularizado. Na prática, ela consiste em abrir o seu e-commerce para outros sellers venderem, ou seja, o movimento contrário do marketplace out.
A estratégia é utilizada, principalmente, por empresas que já contam com uma base de clientes no digital e desejam aumentar o sortimento de produtos oferecido, sem precisar investir em estoque próprio.
Como resultado, a empresa atrai mais clientes, aumenta o ticket médio e cria uma nova fonte de receita, por meio da cobrança de comissão dos vendedores.
Alguns exemplos de empresas que abriram seus e-commerces para outros vendedores, transformando-os em marketplaces, são Centauro e Loja do Mecânico.
Para criar o seu próprio marketplace, é essencial estruturar a plataforma, fazer a captação dos sellers e investir em estratégias de marketing para a geração de tráfego. O pagamento dos pedidos é dividido automaticamente entre os diferentes sellers e o marketplace por meio de uma solução de split de pagamento.
Marketplace in e out: como escolher o modelo ideal?
Então, como escolher entre vender em plataformas externas ou criar o seu próprio marketplace? Como você pode perceber, cada modalidade atende a diferentes necessidades e características de negócio.
Para empreendimentos que desejam diversificar seus canais de vendas, de forma a ampliar suas oportunidades comerciais e alcançar novos públicos, o marketplace out é a estratégia mais recomendada.
Já o marketplace in é indicado para empresas com e-commerces consolidados no mercado, recebendo alto volume de tráfego e contando com a infraestrutura e os recursos necessários para criar um marketplace.
O objetivo, aqui, é criar uma nova fonte de receita para o negócio, além de expandir o mix de produtos oferecido. Porém, é preciso ter um planejamento robusto por trás dessa estratégia, para captar sellers que façam sentido para o nicho e o público-alvo do site.
Além disso, vale destacar que é possível trabalhar as duas estratégias simultaneamente, ampliando os canais de distribuição em plataformas externas e também contando com um marketplace próprio.
O mais importante é conhecer a fundo as necessidades do negócio, assim como os comportamentos e dores dos seus clientes. São esses pontos que servirão de base para a decisão entre marketplace in e out.
Independentemente da sua estratégia, existem alguns recursos que são essenciais para vender online. Continue conosco e conheça as principais ferramentas para alavancar suas vendas!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024