Missão, visão e valores: o que são e como definir os da sua empresa?
E-commerce
12 de setembro de 2023
Definir missão, visão e valores da empresa é um dos primeiros passos para fazer um planejamento estratégico eficiente.
Esses conceitos determinam o propósito do negócio, direcionando a cultura organizacional e todas as decisões estratégicas. Seu impacto deve ser sentido a curto, médio e longo prazo e nas mais diferentes áreas — seja marketing, produto, gestão, financeiro ou recursos humanos, por exemplo.
Continue lendo para entender a diferença entre missão, visão e valores, além de como definir esses elementos na sua empresa!
O que são missão, visão e valores?
Missão, visão e valores são aspectos fundamentais que definem o propósito e a direção estratégica de uma empresa.
Essa ferramenta de gestão pode ser utilizada por empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos, sendo extremamente importante para que o empreendedor reflita sobre o papel do negócio no presente e os objetivos a serem alcançados no futuro.
A missão, a visão e os valores são os três pilares que baseiam a identidade e o planejamento estratégico da empresa, determinando a sua cultura organizacional. Dessa forma, eles devem estar presentes no dia a dia dos colaboradores, embasando todas as suas decisões de negócio.
De maneira geral, cada uma das partes da tríade pode ser definida da seguinte forma:
- Missão: propósito da empresa existir;
- Visão: cenário futuro que a empresa deseja alcançar;
- Valores: princípios que guiam todas as decisões e relações mantidas pela empresa.
Como definir missão, visão e valores?
Missão, visão e valores não devem ser somente breves descrições no site institucional da empresa. Eles devem realmente ser assimilados e seguidos pelos colaboradores em todas as suas ações e decisões no cotidiano organizacional.
Por isso, é preciso definir esses conceitos de forma estratégica, além de revisá-los e atualizá-los continuamente ao longo da existência do negócio. A seguir, entenda como definir cada um deles!
Missão
Para que a empresa existe? A missão descreve a razão de ser do negócio, definindo o seu propósito e devendo guiar a definição de todos os seus objetivos estratégicos. Ela traduz a identidade da organização, por isso, não costuma mudar ao longo do tempo.
A declaração da missão deve ser concisa e inspiradora, para transmitir a sua mensagem de forma clara e conseguir engajar os colaboradores e parceiros no desafio proposto. No entanto, evite ser vago demais.
É importante que a missão esclareça qual é o papel da empresa na sociedade, focando nos benefícios e diferenciais que ela busca oferecer para os seus clientes e demais públicos.
A missão deve ser amplamente comunicada e compreendida entre todos os colaboradores da empresa, para que todos a coloquem em prática em todas as suas atitudes e decisões diárias.
Visão
Onde a empresa quer chegar? A visão determina os objetivos que o empreendimento deseja alcançar em um determinado período de tempo, orientando a definição dos investimentos, estratégias e planos de ação do negócio.
Geralmente, é considerado um período de três a cinco anos, mas esse tempo pode variar de empresa para empresa. O mais importante é que a visão deve ser acompanhada de indicadores e metas de curto, médio e longo prazo.
O ideal é que a visão seja desafiadora, para inspirar e motivar os colaboradores a trabalharem diariamente para alcançá-la. Por outro lado, lembre-se de também mantê-la realista, para não transmitir a sensação de que é inalcançável e desengajar as equipes.
Considerando a constante transformação do mercado e a possibilidade de crescimento da empresa, pode ser necessário modificar a visão da empresa ao longo do tempo, com a definição de novos objetivos e metas.
Leia também: O que são metas SMART e como criá-las?
Valores
Quais são os princípios da empresa? Os valores são considerados o DNA do negócio, consistindo em atitudes e comportamentos que devem ser seguidos por todos os colaboradores da empresa.
São essas crenças que guiam as ações, escolhas e relações com clientes, fornecedores e parceiros, possibilitando que a empresa atinja a sua visão e cumpra com a sua missão.
Diante da importância dos valores para a cultura organizacional, é muito comum que as empresas utilizem esses princípios para a aquisição de talentos e avaliação de desempenho dos times.
Na prática, os valores podem ser traduzidos em palavras-chave ou expressões curtas que façam sentido para os colaboradores e estejam fortemente presentes em seus comportamentos e decisões.
Exemplo de missão, visão e valores
Para ilustrar tudo que explicamos até agora, separamos um exemplo de missão, visão e valores de uma empresa real para você se inspirar.
Confira as declarações da Coca-Cola, segundo o próprio site da The Coca-Cola Company:
- Missão: refrescar o mundo e fazer a diferença;
- Visão: criar as marcas e oferecer as bebidas que as pessoas desejam para refrescá-las em todos os sentidos. E fazer isso através de um negócio mais sustentável e construindo um futuro melhor para todos, que faz a diferença na vida das pessoas, da sociedade e do planeta;
- Valores: são incentivadas quatro atitudes — curiosa, capacitada, inclusiva e ágil.
Lembrando que não existe uma receita de bolo para criar a missão, visão e valores da sua empresa.
É preciso fazer uma reflexão profunda sobre a identidade e o propósito do negócio, para desenvolver declarações que façam sentido para a realidade de cada empreendimento.
Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer outras ferramentas de gestão que podem ajudar o seu negócio, leia também nosso artigo sobre as 5 forças de Porter e como analisá-las na sua empresa!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024