O que é centro logístico e como funciona esse espaço operacional?
E-commerce
23 de setembro de 2024
O bom funcionamento do centro logístico é indispensável para garantir a agilidade e eficiência do envio de pedidos do e-commerce. Dessa forma, esse é um espaço que pode impactar diretamente a satisfação do consumidor final.
Mas quais são os processos realizados em um centro logístico e como eles podem ser essenciais para reduzir custos, aumentar a produtividade e promover uma melhor experiência para o cliente?
Acompanhe este conteúdo para entender a importância do centro logístico na cadeia de suprimentos e como ele funciona na prática!
O que é um centro logístico?
O centro logístico é o espaço dedicado à gestão de estoque de um negócio, centralizando todas as atividades envolvidas no recebimento, armazenamento, separação e distribuição de produtos.
Esses espaços podem ser considerados uma evolução dos armazéns tradicionais, destinados somente ao armazenamento de mercadorias.
A proposta do centro logístico é centralizar todos os processos logísticos em um só local, permitindo uma gestão estratégica do estoque e das entregas e aumentando a eficiência operacional do fluxo de produtos.
O conceito de centro logístico não é novo, sendo utilizado há muitos anos por indústrias e comércios. Porém, com o movimento de globalização e digitalização do varejo, ele tem ganhado ainda mais importância para tornar as cadeias de suprimentos mais ágeis e competitivas.
Como funciona um centro logístico?
O centro logístico funciona a partir da integração das diferentes etapas do fluxo logístico, incluindo processos de recebimento, armazenamento, preparação, expedição e transporte de mercadorias.
Cada centro logístico opera de acordo com as particularidades do seu modelo de negócio, os processos e tecnologias podem variar. No entanto, há algumas atividades principais que são realizadas nesse espaço. Confira!
Recebimento de produtos
É realizado o recebimento e conferência das mercadorias enviadas pelos fornecedores ou centros de produção próprios.
Após uma verificação rigorosa dos produtos, para garantir que os itens corretos foram recebidos e conferir a qualidade dos mesmos, eles são registrados no sistema de gerenciamento do armazém (WMS) para entrarem no inventário.
Armazenamento
Verificados e registrados, os produtos são armazenados em seus devidos lugares, designados de acordo com suas características, categoria e rotatividade.
A estrutura física pode variar, sendo dividida por estantes, prateleiras ou racks, por exemplo. O mais importante é garantir a organização do espaço para facilitar a localização e o acesso às mercadorias, maximizar a capacidade de armazenamento e reduzir custos.
Gestão de estoque
O controle de estoque é um processo que deve ser realizado de forma contínua em um centro logístico, monitorando constantemente os níveis de estoque para evitar a falta e o excesso de produtos.
Essa atividade pode ser realizada a partir de sistemas inteligentes de análise de dados, capazes de fazer um planejamento estratégico das reposições para garantir a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda.
Picking e packing
Quando o pedido de um cliente é recebido e processado, inicia-se a etapa de picking e packing para separar e preparar os produtos para envio.
A coleta dos itens pode ser realizada de forma manual, pelos operadores do centro logístico, ou contar com a ajuda de sistemas automatizados, como robôs e esteiras.
Nessa etapa, os produtos também podem ser personalizados de acordo com as especificações do cliente antes do envio, quando a empresa oferece essa possibilidade.
Então, as mercadorias são verificadas e embaladas cuidadosamente, de forma a garantir a sua segurança e proteção no transporte.
Expedição
Finalmente, os pedidos chegam à área de expedição do centro logístico para serem enviados aos clientes finais. Aqui, os pacotes são etiquetados e recebem os documentos necessários, como notas fiscais, em anexo.
Com tudo pronto para o envio, as remessas são passadas para os transportadores, que podem ser próprios ou terceirizados. No primeiro caso, a expedição também inclui o planejamento das rotas de entrega para otimizar a eficiência da entrega.
Em ambos os casos, é essencial contar com um serviço de monitoramento logístico para permitir que tanto a empresa quanto os clientes rastreiem o pedido em tempo real.
Logística reversa
No caso de trocas e devoluções, o centro logístico também fica responsável pela etapa de logística reversa. Ela envolve os processos de recebimento, verificação e, se possível, reintegração do produto ao estoque.
Se as mercadorias apresentarem defeitos, também é necessário providenciar o seu reparo ou descarte apropriado.
Qual a importância do centro logístico para a cadeia de suprimentos?
A implementação de um centro logístico bem estruturado e gerenciado é fundamental para aumentar a produtividade e eficiência da cadeia de suprimentos.
Com os processos integrados e sincronizados, é possível manter uma operação logística mais ágil e precisa, ajudando a reduzir custos, minimizar erros, otimizar tempo e recursos e rapidamente responder às variações de demanda.
Como resultado, os consumidores finais têm uma melhor experiência de compra, recebendo os seus pedidos em segurança e dentro do prazo de entrega estipulado — o que contribui diretamente para a sua satisfação e fidelização.
Vale destacar que a tecnologia desempenha um importante papel no funcionamento de um centro logístico, sendo essencial para garantir a assertividade dos processos e fornecer insights para uma melhor tomada de decisão.
Atualmente, estão sendo desenvolvidas várias inovações tecnológicas, como robôs e sistemas de Internet das Coisas (IoT), voltadas especificamente para tornar os centros logísticos ainda mais eficientes, flexíveis e escaláveis.
Agora que você entendeu o que é um centro logístico e como esse espaço funciona na prática, fique por dentro de mais tendências e estratégias do mundo do e-commerce! É só se inscrever na nossa newsletter semanal: o Papo Digital.
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024