O que é gateway, como funciona e para que serve essa tecnologia?
E-commerce
29 de maio de 2023
Já ouviu falar sobre gateway? Na prática, essa tecnologia funciona como uma porta de entrada para a comunicação entre diferentes redes ou sistemas.
Há diferentes tipos de gateways disponíveis no mercado que ajudam a conectar tecnologias distintas, oferecendo mais praticidade e segurança para a operação dos negócios digitais.
Para descobrir o que é um gateway e quais são as suas principais aplicações, não saia deste conteúdo. Vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de investir nessa tecnologia!
O que é gateway?
Gateway é uma palavra em inglês que significa “porta de entrada”. Nesse sentido, é uma tecnologia que conecta diferentes redes ou sistemas, possibilitando a troca de informações entre eles.
Em outras palavras, os gateways são interfaces tecnológicas que fazem a ponte entre sistemas operacionais com protocolos, linguagens de programação ou arquiteturas distintas.
Dessa maneira, o gateway atua como um tradutor, intermediando a troca de dados para estabelecer uma comunicação eficiente entre sistemas. Além disso, ele também pode ser utilizado para o controle do tráfego de dados e para garantir a segurança da conexão.
Como funciona um gateway?
O gateway possibilita a interoperabilidade entre sistemas que utilizam diferentes tecnologias, analisando e tratando as informações trocadas de acordo com as definições pré-configuradas.
Para ficar mais claro, basta pensar em um roteador de internet. Muito utilizado em redes domésticas e empresariais, esse equipamento é o responsável pela conexão de um computador à internet.
Ou seja, o roteador atua como um intermediário entre os diferentes dispositivos locais e a rede de internet, viabilizando a comunicação entre eles e, a partir disso, o acesso a recursos online.
O firewall é outro exemplo comum de gateway. Trata-se de uma ferramenta que monitora e controla o tráfego de dados em uma rede, a partir de políticas de segurança pré-definidas, funcionando como uma barreira de proteção contra possíveis ataques.
Quais são as principais aplicações do gateway?
Além do roteador e do firewall, há diferentes tipos de gateways com funções variadas, como armazenamento em nuvem e segurança de e-mail.
A seguir, vamos focar nas principais aplicações do gateway para o comércio eletrônico, possibilitando que o e-commerce se conecte de forma prática e segura com diferentes meios de pagamento e serviços logísticos.
Gateway de pagamento
O gateway de pagamento é uma tecnologia de pagamento digital que intermedia os dados da transação assim que uma compra é realizada no ambiente online, funcionando como uma ponte entre o consumidor, o e-commerce e a adquirente.
Dessa forma, o gateway é responsável pela captura e pela transmissão das informações à adquirente, para que a transação seja processada e a compra concluída.
A tecnologia funciona como uma régua de tomadas, permitindo conectar o seu negócio a múltiplas adquirentes, formas de pagamento (Pix e voucher online, por exemplo) e funcionalidades, como sistemas antifraude.
Assim, é possível centralizar a operação de pagamentos do negócio em uma única interface, além de oferecer uma experiência de compra prática e segura para os consumidores.
Gateway de pagamento: o que é e qual a relevância para o e-commerce?
Gateway de frete
O gateway de frete é uma solução que permite integrar a plataforma do e-commerce aos sistemas de diferentes transportadoras e dos Correios. Assim, é possível oferecer opções de entrega diversificadas para os consumidores.
Basta o cliente digitar o CEP no campo de consulta do frete e o gateway automaticamente consulta os bancos de dados, retornando com as modalidades de envio, com seus respectivos prazos e valores, disponíveis para o endereço informado.
Gateway logístico
Apesar de ser bastante confundido com o gateway de frete, o gateway logístico é uma solução mais completa que conecta e integra os dados de diferentes ferramentas relacionadas à cadeia logística do e-commerce.
Isso facilita e agiliza a operação logística, centralizando a gestão dos processos de suprimentos, produção e entrega, por exemplo.
Conheça o gateway do Pagar.me
Está em busca de um gateway de pagamento para o seu e-commerce? O Pagar.me é uma infraestrutura completa de pagamentos digitais que oferece uma solução de gateway robusta e eficiente para vender online.
Nosso gateway de pagamento possibilita que você conecte o seu negócio a múltiplas adquirentes e formas de pagamento, incluindo cartão de crédito e débito, boleto bancário, Pix e voucher online.
Além disso, oferecemos um amplo portfólio de funcionalidades que contribuem para a conversão de vendas, como link de pagamento, recorrência, split de pagamento, multimeios de pagamento, sistema antifraude e retentativa multiadquirente.
Para saber mais sobre os recursos do gateway do Pagar.me e como implementá-lo, entre em contato com o nosso time e solicite uma proposta personalizada para o seu e-commerce!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024