One Stop Shop: o que é e quais os benefícios dessa tendência de mercado?
E-commerce
21 de março de 2023
Diante da constante transformação do varejo e do comportamento do consumidor, é desafiador ficar por dentro de todas as tendências e novidades do mercado.
Uma dessas tendências é o One Stop Shop, um modelo de negócio no qual o cliente pode comprar todas as soluções de que precisa em um único lugar.
Impulsionado pela expansão do e-commerce, o One Stop Shop é uma estratégia que pode ser utilizada em diferentes tipos de empreendimentos, seja no mundo físico ou digital, em um negócio B2C ou B2B, por exemplo.
Se você quer saber mais sobre o que é One Stop Shop e por que essa tendência está ganhando força no mercado, é só continuar com a gente!
O que é One Stop Shop?
One Stop Shop é um termo que pode ser traduzido por “loja de parada única”, em português. Nesse sentido, trata-se de um negócio que oferece todas as soluções que o seu cliente precisa, em um único lugar.
Também conhecido como One Stop Market e One Stop Mart, esse conceito se originou com a criação dos supermercados e lojas de conveniência nos Estados Unidos, no início do século passado.
Na época, as pessoas tinham que ir em várias lojas diferentes para fazer as compras de casa, indo no açougue para carnes, em feiras para verduras e em padarias para pães, por exemplo.
Os supermercados, então, foram os primeiros a reunir, em um mesmo estabelecimento, uma ampla variedade de produtos que o consumidor poderia precisar. Assim, ele não teria mais necessidade de ir a diferentes lugares para encontrar os produtos desejados.
Flexibilidade de aplicação em diferentes negócios
Apesar de ter se originado no varejo físico, a abordagem de One Stop Shop é bastante flexível e, ao longo do tempo, foi sendo aplicada por cada vez mais tipos de negócios físicos e digitais.
Atualmente, podemos observar a aplicação da estratégia de One Stop Shop em lojas físicas, empresas B2B, e-commerces, softwares, instituições financeiras e empresas de pagamento, por exemplo.
Os marketplaces são um grande exemplo de One Stop Shop no comércio eletrônico, reunindo produtos de diferentes categorias e marcas, em uma única plataforma de vendas online.
Pensando em um modelo de negócio B2B, temos como exemplo o próprio Pagar.me. Oferecemos uma infraestrutura completa para receber pagamentos online, sendo possível contratar uma série de soluções, como adquirente, gateway, antifraude, recorrência, link de pagamento e garantia de fraude, em um único lugar.
Vale destacar que as empresas One Stop Shop podem vender soluções completas dentro de um segmento específico, como é o caso do Pagar.me, ou oferecer produtos e serviços das mais variadas categorias, como é o caso de marketplaces.
Benefícios do One Stop Shop
Especialmente após o cenário de pandemia, temos observado uma busca dos consumidores por cada vez mais conveniência e praticidade em suas compras, sejam elas presenciais ou online.
Foi nesse cenário que o modelo de One Stop Shop se fortaleceu no mercado, ganhando a adesão de consumidores e empreendimentos.
Ao encontrar todas (ou quase todas) as soluções que precisa no mesmo lugar, o cliente tem uma experiência de compra mais cômoda e eficiente, economizando tempo e ganhando produtividade.
Afinal, ele não precisa ir a diferentes pontos de venda ou fechar contratos com diferentes empresas para sanar todas as suas necessidades.
Independentemente se o seu negócio é B2B ou B2C, o modelo One Stop Shop permite agregar mais valor ao cliente, conquistando os seguintes benefícios:
- melhor experiência de compra para o cliente;
- aumento das vendas;
- crescimento do ticket médio do negócio;
- mais oportunidades de rentabilização;
- aumento do lifetime value (LTV);
- fortalecimento do relacionamento com o cliente;
- aumento da satisfação do comprador;
- maior possibilidade de fidelização dos clientes.
Como implementar uma estratégia de One Stop Shop?
Para começar a trabalhar a estratégia de One Stop Shop, o ponto mais importante é entender as necessidades do seu cliente.
Afinal, de nada adianta começar a oferecer produtos desconexos à proposta da marca, se o seu público-alvo não tiver interesse nesses itens.
Logo, é fundamental compreender a fundo as necessidades e preferências do consumidor, priorizando produtos que sejam complementares aos que você já vende, ou seja, que façam sentido no contexto da sua empresa e das suas soluções.
Para isso, vale analisar o mix de produtos da concorrência, fazer pesquisas com o seu público-alvo e avaliar a experiência atual do cliente no seu negócio, identificando potenciais gargalos e pontos de melhoria.
Também é essencial investir em estratégias de marketing para divulgar as novas linhas de produtos e soluções oferecidas. Assim, os clientes começarão a perceber o seu negócio como um lugar onde podem encontrar tudo o que precisam.
O que você achou da tendência de One Stop Shop? Assim como outras estratégias comerciais, esse modelo surge para proporcionar ainda mais praticidade e flexibilidade à experiência do cliente.
Para conhecer mais tendências do comércio eletrônico, assine a newsletter do Pagar.me. Toda semana, enviamos conteúdos gratuitos para você ficar por dentro das novidades do mercado e impulsionar o seu negócio!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024