7 estratégias de otimização do checkout para aumentar a conversão no e-commerce
E-commerce
3 de novembro de 2021
Você trabalha duro para trazer clientes ao seu e-commerce, produz conteúdos legais para engajar seu público-alvo e tem boas promoções, mas mesmo assim sua conversão continua baixa? Isso pode acontecer por conta de um checkout ruim!
O checkout é uma das etapas mais importantes para qualquer e-commerce, pois é a “hora da verdade”, onde você verá todo seu esforço de atrair e nutrir seus consumidores valer a pena. Porém, muitas pessoas abandonam o carrinho nessa etapa devido a diversos problemas.
Quer aprender a diminuir esse abandono, otimizar seu checkout e melhorar a experiência de seus clientes? Continue lendo!
1- Tenha um checkout simples e intuitivo
Primeiro de tudo, o checkout precisa ser fácil, ou seja, qualquer pessoa tem de ser capaz de completá-lo. Invista em um processo simples e intuitivo que o usuário possa completar rapidamente sem precisar de ajuda ou se distrair no meio do caminho.
Para isso, destaque o call-to-action e informações relevantes, sinalize o progresso da compra e tenha notificações para orientar sobre a forma correta de completar os campos. Lembre-se de contar com uma página de confirmação do pedido, mostrando se a compra foi concluída com sucesso ou não.
2- Tenha um checkout que passe segurança
Existem diversos sites que, logo de cara, parecem falsos e não passam confiança nenhuma a seus usuários. Esse é um dos motivos que podem fazer as pessoas abandonarem seu checkout, fazendo com que sua conversão seja baixa.
Para mudar isso, aposte em parceiros que tenham um checkout transparente e tenham soluções de checkout que sigam protocolos e padrões rigorosos de segurança, como a certificação PCI DDS.
3- Não tenha botões ou partes clicáveis no checkout
O foco do checkout deve ser a finalização da compra. Pensando nisso, evite colocar botões que não fazem parte desse processo ou links para outras páginas e/ou sites, já que eles podem distrair o comprador e fazê-lo esquecer da compra.
Procure utilizar um layout bem direto e clean para manter o foco do usuário em finalizar a compra rapidamente.
4- Evite etapas desnecessárias
Falando em simplicidade, uma dica valiosa é cortar etapas desnecessárias. Além de deixar o checkout mais rápido e curto, essa ação ajuda a passar mais confiança aos consumidores, que não precisarão inserir informações pessoais sem necessidade.
5- Tenha um checkout responsivo
Um layout responsivo é ótimo para todas partes do e-commerce, mas no checkout se torna ainda mais importante.
A maioria das pessoas atualmente utilizam aparelhos móveis para acessar a internet e isso quer dizer que sua loja online precisa ter um layout que se adeque a esses dispositivos, principalmente nas etapas de compra.
Com um checkout responsivo, seu site se adequa a qualquer dispositivo o que, com certeza, ajudará seu e-commerce a otimizar sua conversão e melhorar a experiência de seus clientes, fazendo com que eles voltem a comprar com você.
6- Ofereça diversas formas de pagamento
Nem todos os consumidores possuem cartão de crédito ou conta em banco, e isso pode ser um empecilho se seu e-commerce não tiver outros métodos de pagamento online para esse público. Por isso, procure oferecer um leque de opções variadas que consiga abranger grande parte dos clientes.
Outro ponto de atenção é a oferta do parcelamento. Forma de pagamento preferida de 75% dos brasileiros, de acordo com o DataFolha e Abranet, esse recurso também ajuda a aumentar sua conversão e pode se tornar um diferencial para sua loja.
7- Deixe claro o valor que será pago
Ser transparente é imprescindível para aumentar a confiança em sua loja e evitar dores de cabeça. Por isso, sempre deixe claro os valores que serão pagos pelo cliente.
Destaque essas informações para ele, de forma amigável no layout, para que não surjam dúvidas ao longo do processo de checkout. Dessa forma, sua conversão com certeza irá aumentar!
Este artigo foi escrito pelo time da wap.store, plataforma SaaS parceira do Pagar.me totalmente personalizável. A wap.store possui funcionalidades criadas a partir das necessidades de seus clientes, conseguindo incrementar, com estratégias completas, em mais de 50% a conversão dos clientes em migração. Além de suas estratégias de mercado serem todas voltadas para performance e relação “ganha ganha” com seus clientes e um atendimento dedicado e diferenciado que faz com que toda melhoria seja tratada de forma ágil e única garantindo resultados surpreendentes para seus clientes.
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024