O que é pagamento recorrente e como funciona esse modelo de cobrança?
E-commerce
8 de dezembro de 2021
A recorrência é um modelo de negócios que vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas, tornando-se uma grande tendência de mercado.
Como consumidor, você provavelmente assina algum produto ou serviço nessa modalidade, seja uma plataforma de streaming (Netflix e Spotify, por exemplo), um software ou um curso online.
Para viabilizar esse tipo de serviço, as empresas contam com o pagamento recorrente, que permite a realização de cobranças automáticas de acordo com uma frequência estabelecida.
Isso proporciona mais praticidade para o consumidor, além de uma maior garantia de receita e mais chances de fidelização dos clientes para a empresa.
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto? Neste artigo, você vai entender o que é o pagamento recorrente, como ele funciona e quais são as vantagens desse modelo para os negócios. Acompanhe!
O que é pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é uma modalidade de cobrança automática e periódica para produtos e serviços que funcionam por meio de planos, assinaturas ou mensalidades, ou seja, vendas recorrentes.
Na prática, o consumidor escolhe o método de pagamento da sua preferência e passa a receber as cobranças automaticamente no período e no valor estabelecido, para ter acesso contínuo ao produto ou serviço contratado.
As cobranças são realizadas periodicamente, com renovações automáticas, até o final do prazo estipulado em contrato ou após a solicitação de cancelamento do plano pelo usuário.
Exemplos de modelos de negócio com recorrência
No dia a dia, existem muitos negócios que trabalham com o modelo de recorrência. Alguns exemplos clássicos são planos de academia, mensalidades de escolas e cursos, planos de saúde e assinaturas de revistas e jornais.
No entanto, com a digitalização dos hábitos de consumo da população, têm surgido cada vez mais serviços e produtos que podem ser vendidos de forma recorrente. É o caso de:
- plataformas de streaming de música, filmes e jogos;
- clubes de assinatura;
- cursos online;
- empresas SaaS (Software as a Service), que disponibilizam o acesso a um software ou aplicativo por meio de planos.
Como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente funciona por meio do agendamento de transações futuras. Ou seja, a empresa configura para que a cobrança do seu produto ou serviço seja feita em uma determinada frequência (diária, semanal, mensal ou anual) durante um certo período.
Dessa maneira, um número estabelecido de cobranças é feito automaticamente na forma de pagamento escolhida pelo cliente, em intervalos pré-determinados.
Em geral, os métodos de pagamento disponibilizados na recorrência são cartão de crédito e boleto bancário. A vantagem da primeira modalidade é que a cobrança é feita diretamente na fatura do consumidor, evitando inadimplência por esquecimento do cliente.
Já o pagamento por boleto atende às pessoas desbancarizadas. Por outro lado, a desvantagem é que o consumidor pode atrasar ou se esquecer de pagar o boleto, além da demora no processamento do pagamento.
Pagamento recorrente X Pagamento parcelado
Um ponto muito importante para se entender o funcionamento da recorrência é diferenciá-la do pagamento parcelado.
O parcelamento consiste em uma única venda, cujo pagamento é dividido em várias prestações. Nesse caso, mesmo após o produto ter sido entregue ou o serviço ter sido concluído, o comprador pode continuar tendo que pagar até finalizar as parcelas restantes.
Além disso, no pagamento parcelado, como o valor total da compra é considerado no limite do cartão de crédito, ele pode acabar onerando esse limite.
Já a recorrência trata-se de uma cobrança periódica, com uma entrega regular de um produto ou serviço. Dessa forma, enquanto o consumidor estiver pagando pelo plano ou assinatura, ele receberá a solução contratada.
Vale destacar que, ao contrário do parcelamento, no pagamento recorrente, o cliente precisa ter somente o valor do pagamento mensal disponível, não comprometendo o seu limite de cartão.
Quais são as vantagens de um modelo de recorrência?
Além de oferecer mais praticidade para os compradores, o pagamento recorrente também proporciona vantagens para quem vende. Conheça a seguir os principais benefícios desse modelo de cobrança!
Automatização dos pagamentos
O modelo de recorrência permite automatizar a cobrança dos pagamentos. Com isso, a empresa não precisa fazer esse processo manualmente, garantindo mais produtividade e agilidade para a rotina do setor financeiro, que pode focar em tarefas mais estratégicas.
Além disso, a automatização dos pagamentos ainda reduz as chances de erros nas cobranças, que são comuns em processos manuais e podem gerar insatisfação nos clientes.
Redução da inadimplência
A automatização dos pagamentos na recorrência contribui para o aumento das taxas de aprovação e, consequentemente, também para a redução da inadimplência do negócio.
Essa vantagem é ainda maior no caso da recorrência por cartão de crédito, uma vez que evita-se a inadimplência por esquecimento ou atrasos no pagamento, assim como por falta de limite suficiente no cartão do cliente.
As plataformas de pagamentos também costumam oferecer funcionalidades para reduzir ainda mais as taxas de inadimplência.
O Pagar.me, por exemplo, permite que você envie avisos automáticos para o cliente sobre o status da assinatura e boletos pendentes por e-mail. Além disso, se uma tentativa de cobrança falhar, nosso sistema faz várias retentativas antes que a assinatura seja suspensa ou cancelada.
Melhor gestão financeira
O pagamento recorrente possibilita uma melhor previsão de receita da empresa em um certo período.
A partir dessa visão, você pode ter uma melhor gestão financeira, controlando o fluxo de caixa e planejando os gastos e investimentos com mais assertividade.
Maior controle de demanda
No caso de empreendimentos que vendem produtos físicos, a recorrência pode ser muito vantajosa para o controle de estoque do negócio. Afinal, você pode ter a previsibilidade da demanda mensal de itens, de acordo com o número de assinaturas ou planos ativos.
Com isso, é possível planejar as reposições de mercadorias com eficiência, evitando casos de falta de itens disponíveis ou de produtos parados no estoque.
Fidelização dos clientes
Por fim, as vendas recorrentes também são muito estratégicas para fidelizar os clientes e, assim, garantir uma receita previsível para o negócio.
Afinal, o cliente realiza pagamentos regulares e recebe os seus produtos ou serviços de forma periódica. Dessa forma, você tem mais oportunidades de fortalecer o relacionamento com ele e torná-lo um promotor da marca.
Como vender com pagamento recorrente?
Para vender com um modelo de recorrência, é preciso contar com um meio de pagamento que ofereça essa possibilidade. O Pagar.me é uma plataforma completa de serviços financeiros digitais que conta com essa funcionalidade!
Com a nossa solução, você pode criar planos recorrentes customizados para o seu negócio, cobrando os seus clientes de forma automática por cartão de crédito ou boleto bancário.
É possível criar assinaturas pré-pagas, pós-pagas, com matrículas, descontos ou, até mesmo, itens temporários, escolhendo livremente os dias específicos de cobrança.
Basta configurar as particularidades da assinatura e, então, nossa tecnologia fica responsável por todo o fluxo de cobrança. Ao final de cada ciclo de assinatura, é gerada automaticamente uma fatura com os valores, itens e descontos discriminados.
Conheça as vantagens da nossa solução de recorrência:
- Gerenciamento de planos: elabore, atualize e exclua planos de assinatura de acordo com o momento vivido pelo seu negócio e pelo cliente;
- Avisos inteligentes: envie o status da assinatura, boletos pendentes ou a confirmação de pagamento por e-mail, de forma automática;
- Recorrência com split: se o seu serviço de assinaturas envolve mais de um recebedor, nossa tecnologia é capaz de, a cada cobrança recorrente, dividir o pagamento automaticamente entre diferentes recebedores, remunerando cada vendedor/fornecedor integrado à sua operação;
- Retentativas de cobrança: se uma tentativa de cobrança falhar, várias tentativas são feitas antes que a assinatura seja suspensa ou cancelada;
- Gestão de inadimplência: é possível negociar parcelas de clientes inadimplentes diretamente e dar baixa nas cobranças, para que o usuário final possa continuar o fluxo normal de pagamentos do plano.
Se você quiser saber mais sobre a recorrência do Pagar.me, é só conferir a nossa documentação.
Como você pode ver, oferecemos uma solução completa e customizável para você receber pagamentos recorrentes. Ajudamos a sua empresa a configurar e a gerenciar as suas assinaturas e, assim, alavancar a taxa de conversão do seu negócio.
Quer contar com a recorrência do Pagar.me? Cadastre-se já ou entre em contato com o nosso time de atendimento!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024