Realidade Aumentada no e-commerce: como aplicar essa tecnologia?
E-commerce
28 de outubro de 2021
Mesmo com a crescente adesão dos consumidores às compras online, ainda há aqueles que sentem falta do contato mais próximo com os produtos que uma loja física possibilita.
Nesse contexto, a Realidade Aumentada (RA) surge como uma grande oportunidade de aprimorar a experiência do cliente na sua loja virtual, permitindo que ele interaja com os itens antes de adquiri-los.
Com a retomada das compras presenciais e a tendência omnichannel do mercado, essa tecnologia pode ser um grande diferencial do e-commerce, ajudando a facilitar a decisão de compra dos consumidores.
Imagine só o usuário poder “experimentar” uma peça de roupa ou ver como uma cor de tinta ficaria na sua parede diretamente de um aplicativo no seu smartphone. Essas são apenas algumas das aplicações da RA para o varejo online.
Quer entender melhor esse conceito e descobrir como usar a Realidade Aumentada no e-commerce? É só continuar lendo!
O que é Realidade Aumentada?
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais ao mundo físico, proporcionando uma nova percepção da realidade para os usuários.
Esse conceito é muito confundido com o de Realidade Virtual (RV). No entanto, esta tecnologia consiste na simulação de ambientes virtuais totalmente novos, demandando o uso de equipamentos especiais, como óculos, fones de ouvido e luvas, para uma imersão completa em outra realidade.
Já a RA mescla elementos do mundo virtual e do físico, permitindo que o usuário interaja com um elemento digital, como se ele estivesse no ambiente físico. Para isso, é necessário apenas uma tela, seja de um smartphone, computador ou tablet.
Alguns exemplos de aplicações da Realidade Aumentada no nosso cotidiano são os filtros utilizados nas redes sociais e os jogos de celular como o Pokémon Go!.
Quais as aplicações da Realidade Aumentada no e-commerce?
Agora que você entende o conceito de Realidade Aumentada, conheça as principais aplicações dessa tecnologia no e-commerce!
Visualização de produtos
Quem nunca comprou uma roupa online e ficou com medo da peça não servir? De fato, existem produtos que precisam ser manuseados ou experimentados para garantir uma decisão de compra assertiva por parte do consumidor.
Esse é o caso de roupas, acessórios e móveis, por exemplo. Mesmo oferecendo uma descrição completa e fotos detalhadas dos itens, os consumidores ainda podem ter dúvidas sobre a adequação dessas mercadorias às suas expectativas.
A tecnologia de Realidade Aumentada ajuda a facilitar esse processo de decisão do cliente, permitindo que ele interaja e teste os produtos de forma virtual antes de adquiri-los, podendo fazer sua compra com mais segurança.
Com a RA, por exemplo, é possível:
- visualizar como um móvel ou objeto de decoração ficaria em um ambiente;
- provar peças de roupas, calçados e acessórios, como óculos e joias — é o chamado provador virtual;
- experimentar produtos de maquiagem, como batom, sombras e bases, no próprio rosto;
- testar diferentes cores de tinta em uma parede ou um cômodo da casa.
Assim, o cliente pode visualizar os produtos em suas aplicações reais, tendo mais chances de fazer a escolha correta e sentindo-se mais confiante para efetuar a compra.
Engajamento do público
Além de facilitar a jornada de compra do usuário, a Realidade Aumentada também pode ser utilizada para engajar a audiência e fortalecer o reconhecimento da marca. Os filtros de redes sociais são uma ferramenta simples e eficiente para isso.
Imagine, por exemplo, uma loja de maquiagem que cria um filtro no Instagram para aplicar as sombras da nova coleção no rosto do usuário. Outro exemplo é um e-commerce de games que lança um filtro com um jogo divertido para envolver o seu público.
Quanto mais as pessoas usarem esses filtros, mais usuários serão alcançados com a marca, aumentando o interesse pelo empreendimento.
Se o filtro viralizar, então, os resultados podem ser ainda mais surpreendentes! Para isso, o mais importante é conhecer a sua audiência, para criar um filtro que desperte a sua atenção e o seu interesse.
Por que usar a Realidade Aumentada no varejo?
A Realidade Aumentada desempenha um importante papel na jornada de compra online, ajudando os consumidores a testar novos produtos, sem a necessidade de comparecer a um estabelecimento físico — possibilidade que se mostrou ainda mais relevante no contexto de distanciamento social.
Com isso, a RA proporciona muitas vantagens para o e-commerce. Saiba mais sobre cada uma delas!
Aumento da taxa de conversão
Um dos principais receios de quem compra online é receber um produto diferente do que imaginava e se arrepender do pedido.
Uma pessoa que quer adquirir um sofá novo, por exemplo, pode ter dificuldades de visualizar o móvel em sua sala e desistir da compra, com medo dele não combinar com o restante do ambiente.
Com a RA, porém, o usuário pode visualizar o sofá diretamente em sua sala e ter mais certeza sobre a sua compra.
Dessa forma, a Realidade Aumentada aproxima os clientes dos produtos, permitindo que eles tenham uma noção mais precisa dos detalhes de cada item. Isso facilita e agiliza a sua decisão de compra, contribuindo para o aumento da taxa de conversão do e-commerce.
Melhor experiência de compra
Disponibilizar recursos de Realidade Aumentada, que apoiam o usuário em sua jornada de compra, pode ser um grande diferencial do seu negócio, ajudando a oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Além disso, a RA permite que o consumidor faça decisões de compra mais acertadas, evitando surpresas quando ele receber os produtos e, consequentemente, possíveis frustrações e reclamações com a loja.
Com isso, ele tem mais chances de ficar satisfeito com a experiência que teve no e-commerce, podendo se tornar um comprador fiel e promotor da marca, divulgando-a para outras pessoas.
Maior engajamento com a loja
A tecnologia de Realidade Aumentada também ajuda a aumentar o engajamento do público com o seu e-commerce, seja por meio da divulgação de filtros em redes sociais ou do uso de recursos de visualização de produtos na loja.
Isso leva a um maior reconhecimento e alcance da marca, além de ajudar também a reter os usuários no e-commerce, aumentando o tempo de permanência no site — esse é um importante fator de ranqueamento do Google, contribuindo para o SEO da loja virtual.
Em resumo, a Realidade Aumentada é uma inovação que pode ser o diferencial que estava faltando no seu e-commerce para conquistar de vez os clientes com uma experiência memorável e garantir as suas conversões em vendas.
Se você quer conhecer outras tendências do mundo do e-commerce, não deixe de se inscrever na nossa newsletter!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024