Setor financeiro: o que é e o que faz esse departamento em uma empresa?
E-commerce
11 de setembro de 2024
O setor financeiro é um importante departamento do backoffice de uma empresa, cuidando de toda a gestão de recursos do negócio.
Para empreendedores iniciantes, a gestão financeira pode ser bastante desafiadora. Mas, independentemente do porte e do segmento da empresa, é fundamental estruturar processos eficientes para garantir a saúde e o crescimento da operação.
Se você quer saber mais sobre o que faz o setor financeiro, a importância dessa área e como contar com a ajuda da tecnologia para otimizá-la, chegou ao conteúdo certo! Vamos lá?
O que é o setor financeiro de uma empresa?
O setor financeiro é o departamento responsável pela administração das finanças da empresa, envolvendo todo o planejamento e controle dos recursos, orçamentos e resultados do negócio.
O principal objetivo é garantir a saúde financeira e o crescimento sustentável da organização, a partir da gestão de recursos, análise de indicadores financeiros e tomada de decisões estratégicas para maximizar a lucratividade da empresa.
Para isso, o setor financeiro desempenha funções de contabilidade, gestão de contas a pagar e receber, análise de investimentos, planejamento orçamentário, gestão de patrimônio, captação de recursos, controle de custos, entre outros.
Considerando que todos os processos relacionados aos recursos financeiros da empresa passam por essa área, ela tem relação direta com vários outros setores da organização, como gestão, recursos humanos, marketing e vendas.
Por que o departamento financeiro é tão importante?
O setor financeiro é um departamento imprescindível para qualquer empreendimento. Ele ajuda a gerenciar de forma estratégica os ativos da empresa e a otimizar os processos produtivos para potencializar a rentabilidade e lucratividade do negócio.
Afinal, de nada adianta obter um alto desempenho nas vendas, se o faturamento obtido não gerar lucro, de fato, para a operação.
É nesse ponto que entra a importância do setor para realizar o planejamento financeiro do negócio, mantendo rotinas de controle de custos e obrigações fiscais.
Além disso, esse é o departamento responsável por analisar os melhores investimentos e financiamentos para a sobrevivência e crescimento da empresa a curto, médio e longo prazo.
O que o setor financeiro faz na prática?
A estrutura e as atividades de cada setor financeiro variam de acordo com o tamanho, o segmento e o modelo de negócio de cada empresa.
No caso de microempreendedores e microempresas, por exemplo, todas as funções são realizadas pelo próprio proprietário do negócio. Já em empresas maiores, o setor costuma ser mais robusto, com vários colaboradores e até mesmo equipes com diferentes atribuições.
Com isso em mente, conheça as principais funções de um setor financeiro!
Planejamento financeiro
Como o nome já sugere, o planejamento financeiro define diretrizes para todas as decisões relacionadas às finanças da empresa.
Ele envolve processos como análise do cenário financeiro da empresa, projeção de resultados, estruturação de objetivos e metas, definição de orçamentos, planejamento tributário e análise de viabilidade de projetos.
Tesouraria
A tesouraria é a área responsável pelo controle do fluxo de caixa, ou seja, de todas as movimentações financeiras da empresa.
Isso inclui a gestão das entradas de dinheiro, provenientes de vendas e rendimentos, e também das saídas de caixa, como pagamento de contas, tributos e salários.
O objetivo é garantir que o negócio tenha recursos suficientes para cumprir com as obrigações financeiras e fiscais. Assim, a tesouraria também realiza análises de riscos e oportunidades financeiras para o negócio.
Contabilidade
A gestão contábil realiza a administração e a documentação do patrimônio da empresa e suas variações, incluindo os ativos (bens, valores e contas a receber) e os passivos (dívidas e pagamentos) do negócio.
Os registros contábeis são essenciais para garantir transparência na hora de cumprir com as obrigações fiscais e também fornecer dados financeiros para uma tomada de decisão mais estratégica.
Gestão de contas
Para garantir o pagamento dos compromissos financeiros e o recebimento dos valores devidos dentro dos prazos de vencimento, é essencial realizar o controle das contas a pagar e receber.
As contas a pagar compreendem faturas de fornecedores, aluguel, salários de funcionários e dívidas, por exemplo. Aqui, estão incluídos processos como negociação de dívidas e revisão de contratos também.
Já as contas a receber incluem os pagamentos dos clientes pelos produtos ou serviços vendidos, assim como as cobranças no caso de atrasos e inadimplências.
Controle de estoque
Para empresas que trabalham com a venda de produtos físicos, o controle de estoque é outro processo muito importante da gestão financeira.
Ele envolve o registro e acompanhamento dos níveis de estoque, de forma a evitar altos custos de armazenamento e perda de produtos com itens parados. O objetivo é equilibrar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, de acordo com a demanda do mercado.
Conciliação de vendas
A conciliação de vendas é um importante processo de comparação entre os dados de internos da empresa e aqueles fornecidos pelas adquirentes e outros meios de pagamento.
O objetivo é evitar inconsistências, sendo possível identificar de forma precisa os valores recebidos e a receber pelas vendas por cartão de crédito e débito, Pix, boleto e outras formas de pagamento.
Gestão fiscal
A gestão fiscal garante o pagamento em dia dos impostos, assim como o envio das declarações exigidas pela Receita Federal, de acordo com o regime tributário da empresa.
Essa área também é responsável pela identificação do regime mais vantajoso para as atividades e os objetivos do negócio, evitando a cobrança de impostos excessivos.
Análise de indicadores financeiros
Há uma série de KPIs que devem ser monitorados para avaliar a saúde financeira, a competitividade e o crescimento do negócio. Esses indicadores são importantes fontes de insights para a tomada de decisão estratégica da empresa.
Dentre algumas das métricas financeiras, estão faturamento, ponto de equilíbrio, margem de lucro e margem de contribuição, por exemplo.
Já as demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial, a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e a demonstração do fluxo de caixa, são relatórios elaborados pelo departamento para avaliar o desempenho do empreendimento em um determinado período.
Como otimizar os processos do seu setor financeiro?
Como explicamos, cada setor financeiro pode funcionar em uma estrutura diferente, dependendo do seu porte e modelo de negócio. No entanto, alguns pontos são essenciais para todas as empresas:
- Engajamento dos colaboradores: todas as equipes devem entender a importância da gestão financeira, se comprometendo a seguir as diretrizes definidas pelo setor e a prezar pela saúde financeira do negócio;
- Cultura data-driven: os dados devem guiar todas as decisões estratégicas da organização. Para isso, é essencial criar relatórios transparentes e detalhados e definir metas financeiras claras para a empresa;
- Apoio da tecnologia: utilize um software de gestão para automatizar processos, integrar dados de diferentes setores e aumentar a produtividade e assertividade da sua operação.
Ainda no ponto da tecnologia, se você faz vendas online, uma dica é contar com um meio de pagamento que forneça os dados transacionais do seu negócio de forma simples e transparente.
O Pagar.me é uma solução de pagamento digital que conta com um dashboard intuitivo e amigável.
Assim, você pode visualizar as informações das suas vendas por cartão de crédito, Pix, boleto e outras formas de pagamento, acompanhando indicadores de desempenho e valores a receber com mais praticidade.
Além disso, é possível extrair relatórios personalizados das movimentações financeiras do seu negócio, para realizar a conciliação de vendas mais facilmente no sistema da sua escolha.
Cadastre-se para começar a vender com o Pagar.me e facilitar a rotina de gestão de pagamentos do seu setor financeiro e do seu negócio digital como um todo!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024