Técnica AIDA: como aplicá-la para aumentar suas vendas?
E-commerce
4 de novembro de 2022
Você conhece a técnica AIDA? Em poucas palavras, trata-se de um método utilizado para guiar os clientes ao longo da jornada de compra e aumentar a eficiência das estratégias de vendas do seu negócio.
Mesmo tendo sido criada originalmente em 1899, essa metodologia segue ajudando muitos empreendimentos a atrair e reter a atenção dos consumidores, de forma a aumentar as suas vendas.
Se você também quer entender como funciona a técnica AIDA e como aplicá-la na sua empresa, estamos aqui para te ajudar. Vamos começar?
O que é a técnica AIDA?
A técnica AIDA é uma estratégia utilizada para conduzir o consumidor por todos os estágios do funil de vendas de forma mais precisa.
A sigla AIDA é um acrônimo para as quatro etapas que compõem o método: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
De forma resumida, a proposta é capturar a atenção do potencial cliente, despertar o seu interesse sobre o produto ou serviço vendido, gerar o desejo pela solução e, então, convidá-lo a fazer a compra.
O método funciona a partir da análise do comportamento do consumidor, com a implementação das estratégias de marketing e vendas que melhor atendam às suas necessidades e desejos em cada etapa da jornada de compra.
A técnica AIDA foi criada pelo empresário Elmo Lewis, um dos pioneiros da Publicidade e Propaganda nos Estados Unidos, em 1899. Na época, o objetivo era tornar os anúncios impressos mais atrativos para transformar os potenciais compradores em clientes.
A metodologia tem sido adaptada para o comportamento do consumidor atual, podendo ser aplicada também no ambiente digital.
Como aplicar a técnica AIDA para vender mais?
Após entender como funciona a técnica AIDA, vamos à parte prática! Entenda como aplicar a metodologia no seu negócio, seguindo as suas quatro etapas.
1. Atenção
O primeiro passo para implementar a técnica AIDA é chamar a atenção do consumidor. Diante do crescente volume de conteúdos no ambiente virtual, é preciso passar uma boa primeira impressão da sua marca — de preferência, em questão de segundos.
Dentre as principais estratégias para atrair os clientes e apresentar sua proposta de valor para eles, estão anúncios pagos, landing pages, conteúdos nas redes sociais e SEO, por exemplo.
No entanto, independentemente da estratégia escolhida, o mais importante é realmente despertar a curiosidade do usuário. Para isso, vale apostar em chamadas criativas e recursos visuais atrativos, atentando-se ao uso de cores e elementos gráficos.
2. Interesse
Após capturar a atenção do potencial cliente, é hora de despertar o seu interesse pelos produtos ou serviços vendidos. O objetivo dessa etapa é mostrar que você oferece algo que o consumidor precisa ou deseja.
Logo, esse é o momento de destacar os benefícios das suas soluções, explicando como elas atendem aos problemas e necessidades do comprador.
Além das demais estratégias de comunicação, aqui destaca-se também o e-mail marketing, que permite enviar conteúdos relevantes e personalizados para cada perfil de consumidor.
3. Desejo
Para que o consumidor avance no funil de vendas, é preciso ir além do interesse e gerar um desejo de compra nele.
Lembre-se de que, neste ponto da jornada, o cliente ainda pode estar considerando as diferentes opções disponíveis no mercado para atender ao seu interesse. Dessa forma, você deve mostrar que o seu produto ou serviço é a solução ideal para ele.
Para isso, destaque os diferenciais da sua marca em relação à concorrência, mostrando as funcionalidades e benefícios que o cliente somente encontra com você.
A prova social também é muito importante nesta etapa, sendo possível trabalhar esse gatilho por meio de cases de sucesso, depoimentos e avaliações de clientes e parcerias com influenciadores digitais, por exemplo.
4. Ação
Chegamos, então, à hora do consumidor tomar uma ação para se tornar um cliente! Ou seja, essa etapa consiste no estímulo final para o usuário fazer a compra do produto ou serviço oferecido.
Isso pode ser feito por meio da entrega de um benefício, como um cupom de desconto, um período de teste gratuito, uma garantia estendida, frete grátis, entre outros.
Outra técnica eficaz é fazer uso dos gatilhos mentais. Ao gerar um senso de urgência e escassez, por exemplo, é possível acelerar a decisão de compra do consumidor, que corre para fazer a aquisição antes que perca a oportunidade.
Por fim, não se esqueça de utilizar CTAs (call-to-actions ou chamadas para ação) atrativos, como “Compre já!” e “Aproveite agora”, para incentivar o cliente a realizar a ação desejada.
Técnica AIDA no copy de vendas
Um ponto que vale mencionarmos é que a técnica AIDA também pode ser utilizada no seu copy de vendas, ou seja, na produção de textos persuasivos para a sua marca.
Nesse caso, as quatro etapas apresentadas funcionam como os elementos que devem compor os conteúdos do seu negócio:
- Atenção: título chamativo que faça uma promessa atrativa para o consumidor;
- Interesse: apresentação inicial dos benefícios da solução oferecida;
- Desejo: aprofundamento nas vantagens e diferenciais do produto ou serviço;
- Ação: CTA incentivando o consumidor à compra.
Seguindo essa estrutura, é possível apresentar a proposta de valor da sua marca de forma mais persuasiva e eficaz, de forma a conquistar o cliente e convencê-lo a fazer uma compra.
Gostou de conhecer a técnica AIDA? Ao adaptá-la para as particularidades da sua marca, você poderá otimizar as suas estratégias de marketing e vendas, melhorando continuamente a sua performance.
Mas não pare por aí! Se você quiser conhecer ainda mais métodos para alavancar seus resultados, confira nosso conteúdo com 12 técnicas de vendas online para o seu negócio!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024