10 vantagens de ter CNPJ e formalizar o seu negócio
E-commerce
19 de setembro de 2022
Você conhece as vantagens de ter CNPJ? Formalizar o seu negócio é o primeiro passo para regularizar o seu empreendimento e começar a sua expansão.
Em 2021, foram abertas cerca de 4 milhões de empresas no Brasil, segundo o Ministério da Economia. O valor representa o recorde de organizações criadas no país no período de um ano.
No entanto, ainda há muitos empreendedores que acreditam que tirar um CNPJ é um processo demorado e burocrático demais. Por isso, estamos aqui para explicar para que serve e por que profissionalizar o seu negócio. Vamos lá!
Para que serve o CNPJ?
O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é um registro de identificação que regulariza o seu negócio perante o Governo. Ele tem uma função similar a que o CPF (Cadastro de Pessoa Física) desempenha para um indivíduo.
Há uma série de informações sobre o empreendimento que ficam contidas no registro do CNPJ, como nome da empresa, data de abertura, natureza jurídica, endereço e descrição da atividade econômica exercida.
Dessa forma, é por meio do CNPJ que você valida a existência da sua empresa e comprova que ela funciona legalmente, mantendo-se em dia com suas obrigações com a Receita Federal.
Além disso, como veremos mais adiante, ter um CNPJ também abre várias possibilidades para o crescimento do negócio a longo prazo.
Quem deve abrir um CNPJ?
É recomendado que toda empresa tenha um CNPJ, independentemente do seu porte e setor de atuação, para se manter regularizada perante o Governo.
Isso inclui desde microempreendedores até grandes organizações, sejam do varejo físico, do comércio eletrônico, de restaurantes ou prestadores de serviços, por exemplo.
Mas, se você já tem o seu negócio e ainda não tem um CNPJ registrado, não se desespere! Muitos empreendedores iniciam a sua jornada dessa forma. O mais importante é se informar o quanto antes para começar o processo de formalização.
Quais as vantagens de ter CNPJ para o seu negócio?
Agora que você sabe os pontos básicos sobre formalizar sua empresa, entenda mais a fundo as vantagens de ter CNPJ!
1. Formalização do negócio
Como já adiantamos, esse é o benefício mais importante de abrir um CNPJ. Com o negócio formalizado, você pode exercer as suas atividades econômicas regularmente.
Assim, você garante a legalidade jurídica e fiscal do empreendimento, transmitindo também mais credibilidade para potenciais clientes e parceiros.
2. Emissão de nota fiscal
Com um CNPJ, é possível emitir notas fiscais para seus clientes. Esse é um documento muito importante para o consumidor, funcionando como um comprovante de compra que pode ser utilizado para trocas, devoluções e garantias de produtos e serviços, por exemplo.
Além disso, é por meio da nota fiscal que você garante o pagamento dos impostos sobre as vendas e prestações de serviços, evitando a sonegação fiscal.
3. Recolhimento adequado de impostos
Toda empresa com um CNPJ deve optar por um regime tributário que determina a carga de impostos que o negócio deve pagar ao longo do ano fiscal. Isso garante o recolhimento adequado das tributações devidas.
A partir do porte da empresa e da atividade comercial desempenhada, ainda é possível escolher o regime mais vantajoso para o seu negócio, ou seja, que permite que você pague o mínimo de impostos dentro da legislação.
No caso de um Microempreendedor Individual (MEI), o recolhimento dos impostos é ainda mais simples e fácil, com o pagamento de uma guia mensal única e com valor fixo — é o chamado DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
4. Acesso a linhas de crédito especiais
Uma grande vantagem de ter CNPJ é o acesso a soluções diferenciadas que contribuem para o crescimento do negócio. Esse é o caso de linhas de crédito e financiamentos exclusivos para empresas formalizadas.
Essas soluções geralmente apresentam condições mais vantajosas para o empreendedor, como juros mais baixos, permitindo a realização de investimentos estratégicos para a ampliação do negócio.
5. Aceitação de mais formas de pagamento
Além de linhas de crédito e financiamentos especiais, o seu negócio também tem acesso a soluções de pagamento diferenciadas quando abre um CNPJ.
Com o Pagar.me, por exemplo, os e-commerces podem aceitar pagamentos via Pix, cartão de crédito, boleto bancário e voucher online (vale-refeição, vale-alimentação e outros cartões de benefícios), com segurança e praticidade.
Assim, os consumidores finais têm uma melhor experiência de pagamento, tendo mais chances de fazer uma compra no site.
6. Melhores condições com fornecedores
Se você trabalha com a venda de produtos físicos, os fornecedores são parceiros essenciais para o bom funcionamento da sua operação.
Nesse sentido, há muitos fornecedores que somente vendem para empresas com CNPJ ou que oferecem descontos, prazos especiais e condições especiais de pagamento para empreendimentos regularizados.
7. Contribuição com a Previdência
O empreendedor com CNPJ tem a possibilidade de contribuir com a Previdência Social, podendo ter acesso à aposentadoria. Para isso, é só realizar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).
Vale destacar que, no caso do MEI, a contribuição é realizada automaticamente por meio do pagamento do DAS.
8. Registro de funcionários
Com a empresa formalizada, é possível registrar os seus funcionários, mantendo-os sob o regime de CLT. Dessa forma, você assegura os benefícios trabalhistas da sua equipe, mantendo-a mais motivada e engajada com a operação.
9. Participação em licitações públicas
Outra vantagem de ter CNPJ é a possibilidade de participar de licitações públicas para fechar contratos de venda de produtos ou serviços para órgãos governamentais.
Como esses contratos geralmente envolvem transações volumosas, é interessante manter essa oportunidade aberta para o seu negócio.
10. Agilidade do processo
Ao contrário do que muitos pensam, o processo de abertura de um CNPJ tem se tornado cada vez mais simples e rápido, especialmente para micro e pequenos empreendedores.
Para se ter uma ideia, em 2022, o prazo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 23 horas, segundo o Ministério da Economia.
Dessa maneira, agora que você conhece as vantagens de ter CNPJ, é hora de iniciar o processo de formalização da sua empresa. Aqui no nosso blog, temos um passo a passo completo para tirar o CNPJ do seu negócio. Confira!
Você também vai gostar..
30, setembro, 2024
Pirâmide de Maslow: o que é e como utilizar no seu negócio?
25, setembro, 2024
O que vender no Dia das Crianças? 10 ideias para sua campanha
23, setembro, 2024